Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

Hackers estão aprendendo com softwares de código aberto

2006-07-17 22h39min




A McAfee afirma que desenvolvimento de malwares foi facilitado pela sofisticação de ferramentas de software livre. Uso de sistemas de controle de versão e outras técnicas que fizeram de softwares como Linux e Apache um sucesso, segundo a companhia, estão sendo usadas no desenvolvimento softwares maliciosos.

http://idgnow.uol.com.br/segur[...]-17.5178343442/IDGNoticia_view







Comentários dos leitores:


Postado por Rafael@200.103.xxx.xxx [e-mail] em 17/07/2006 23h14min:
má publicidade para o software de codigo aberto



Postado por Eduardo Bacchi Kienetz@200.203.xx.xxx [site] [e-mail] em 17/07/2006 23h52min:
Antigamente falava-se mal da web por possibilitar aprender como fazer bombas caseiras. Agora, dá pra dizer que a web é ruim? Não! Ruins são as pessoas mesmo. Assim como nesse caso. Não dá pra dizer que é ruim aprender algo, o ruim é usar o aprendizado para fazer coisas ruins ;P



Postado por Danie Sá@200.157.xxx.xx [e-mail] em 18/07/2006 07h52min:
Esta notícia não me diz nada de mais. Malware também é software, e pode ser gerenciado por qualquer ferramenta. Acho que as pessoas tem o direto de ficar triste assim como Santos Dumont ficou quando viu sua invenção ser utilizada para fins militares, mas é a vida. Como disse nosso amigo Eduardo, ruins são as pessoas.



Postado por Rafael@164.144.xx.xx [site] [e-mail] em 18/07/2006 07h54min:
Hackers associado com malwares ? Não entendi, essa ligação foi um tanto quanto infeliz. Crackers fazem essas besteiras, enquantos os hackers buscam novos conhecimentos, apenas isso.



Postado por Jhanssen Fávaro@201.67.xx.xxx em 18/07/2006 08h21min:
Lógico que a McAfee tinha que estar agredindo o software livre ou o linux melhor dizendo, já que seu "produto" roda mais "facil" em um sistema proprietário .. :D





Postado por Max, o Fiscal@201.13.xx.xxx em 18/07/2006 08h22min:
Sempre achei que essa tentativa de classificação entre "hacker" e "cracker" e qualquer outro estrangeirismo é só uma questão de semântica. Se estão envolvidos com tecnologia, quaisquer dessas "tribos" buscam novos conhecimentos, e daí é só uma questão de cruzar uma linha, que de tão tênue, eu julgo que não existe. Não estamos numa novela mexicana, em que o bom é sempre bom, e o malvado é ruim que dói. Como Murphy sentencia: "se algo pode dar errado, então vai dar".

Mas, voltando à notícia (afinal, fomos elogiados pela moderação por mantermos um bom nível nos debates :), concordo com o Eduardo: a tecnologia está aí, para ser usada do modo correto ou não. E, às vezes, até o uso malicioso tem suas boas consequências mais adiante.



Postado por Joao Emanuel@161.148.xxx.xxx [e-mail] em 18/07/2006 08h59min:
O problema da Mcafee é que ela tá na UTI, pois ninguém mais sente confiança nos produtos dela. E vai ser pior para ela quando a Microsoft lançar mesmo o anti-vírus, pois assim vai ser mais uma concorrente de peso. Bem em resumo ela está acusando os hackers das besteiras que ela mesma vem fazendo nestes últimos anos.

Diferança entre hacker e cracker: Não é questão de semântica, como o Max digitou, e nem de obter novos conhecimentos, como Rafael digitou, a diferença é que enquanto o cracker estuda apenas para saber como violar um sistema, o hacker vai além de ficar só apreendendo a violar um sistema. Esta é a diferença principal entre o cracker e o hacker.



Postado por Joao Emanuel@161.148.xxx.xxx [e-mail] em 18/07/2006 09h01min:
Só corrigindo meu post:
Diferança -> Diferença



Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 18/07/2006 09h53min:
Olha, gente, o comentário que eu vou fazer aqui, não tem muito a ver com o assunto, mas, não tinha um outro ligar melhor para abordá-lo.
É, alguma coisa assim:
Como os sistemas da Micro$oft são "cagados" quando o quseito é segurança.
Vou citar um exemplo:
Minha noiva, tem um computado com window$ XP, com firewall que eu instalei(o Filseclab personnal firewall, é bom, dentre os grátis, é bem bom), o antivírus Avast Home, com licença e funcionando Ok.
Quando mandam um e-mail com vírus, e, isso já aconteceu na minha frente, o Avast dá o alarme, exclui a mensagem, mas, vou ver os processos rodando, e, sempre aparece algum processo virótico alienígina no meio dos serviços que estão rodando na máquina.
Não tem jeito, regedit, procurar no HD, desligar a recuperação automática e deletar as pragas, do registro e do HD.
Agora, como é que consegue, mesmo com firewall, antivirus e alarmes e a coisa não pára...
Eu, de minha parte, uso o Thunderbird, e, mesmo mandando e-mail com vírus, nunca o Avast alarmou, deleto a mensagem, e, durmo tranquilo.
De tempos em tempos verifco os serviços que estão na máquina e nada de anormal...
O que será isso? Será que os produtos da M$ são tão ruins que mesmo com todas as tralhas de segurança(ela usa o Outlook Express) não dá jeito?
Hummmmm... Alguém se habilita a dar uma idéia?

Abraços



Postado por Max, o Fiscal@201.13.xx.xxx em 18/07/2006 10h28min:
A_gent

Realmente não dá pra confiar 100% nos anti-malwares, pois os mal-intencionados estão semprte um passo adiante (e dez passos adiante do usuário :). Uso o Zone-Alarm como Firewall, o SpyBot e o Ad-Aware contra Spywares e afins. Como antivírus uso o AVG.

Mas... outro dia minha esposa queria ver a caixa postal dela e eu havia desmontado a máquina que ela usa (precisava de mais memória... :). Pois ela foi na minha, que é toda travada por conta dos meus trabalhos como programador. Ela não quis nem saber: desabilitou tudo o que tinha no systray! Ela conseguiu ver lá as mensagens dela e depois veio me avisar da tragédia...

Passei tudo quanto é anti-tudo que tenho na mão, mas não teve jeito. O negócio é fuçar nos arquivos de sistema e ir tirando essas porcarias na marra...

Minha estratégia (de tiozão) é a seguinte: abro o msconfig (Iniciar/Executar/msconfig) e vejo lá onde os "mardito" estão escondidos. Aí é ter familiaridade com os nomes dos arquivos de sistema e desabilitar os que são suspeitos (principalmente nas abas "Serviços" e "Inicializar"), anotando o nome e a localização deles. Depois vou até o gerenciador de tarefas (Ctrl+Alt+Del) e derrubo as atividades suspeitas. Por fim, se necessário, renomeio os suspeitos. Na maioria das vezes está tão na cara que são malwares que eu já descarto de vez. Às vezes o sistema não consegue remover nem renomear esses arquivos, então abro a máquina com o Linux e termino o serviço.

Mas essa rotina é excepcional, raríssima. Só mesmo quando a patroa resolve mostrar seus "talentos" :)

Uma outra ferramenta muito legal é o System Mechanic, mas tem uso limitado a poucos dias. Dá pra você instalar, ajeitar tudo e depois jogar fora, mas ela faz exatamente o que descrevi acima, mas só que mais fácil.



Postado por Glauber@200.98.xxx.xx [e-mail] em 18/07/2006 11h12min:
Isso é tão ridículo. Tem aquela frase famosa de quadrinhos que diz que "informação é poder !!", pois então, com a "popularização" do software livre pode ser que os malwares da vida se aprimorem, mas por outro lado vamos nos tornar mais independentes para achar uma solução rápida para eles ...



Postado por Tontinho@201.68.xxx.xxx em 18/07/2006 13h02min:
Postado por Eduardo Bacchi Kienetz
Antigamente falava-se mal da web por possibilitar aprender como fazer bombas caseiras. Agora, dá pra dizer que a web é ruim? Não! Ruins são as pessoas mesmo. Assim como nesse caso. Não dá pra dizer que é ruim aprender algo, o ruim é usar o aprendizado para fazer coisas ruins ;P
------------------------------------------------------

No texto acima, o Eduardo já falou tudo, e se não fosse respeitado esse "conceito de que ruins são as pessoas", muito provavelmente nós nem estariamos aqui, digitando esses comentários.

Porque quando os computadores foram desenvolvidos, eles eram considerados SEGREDO MILITAR, para serem utilizados em cálculos de balistica, trajetórias de mísseis, criptografia de mensagens, etc. Usado portanto para matar pessoas de forma mais eficiente.

Hoje em dia, descobriram outros usos para os computadores, como na medicina, nas escolas, nos hospitais para salvar vidas e em várias outras atividades de forma benéfica para a humanidade.

Existe também, por exemplo, o caso da invenção do avião por Santos Dumont, que acabou sendo usado para fins militares, o que acabou levando o inventor ao suicidio pois não era esse o uso que ele desejava para o seu invento.

Com certeza existem vários outros exemplos que podem ser dados de bom e mau uso de uma invenção ou descoberta.

Fui...





Postado por Cleber Neitzke@200.248.xxx.xxx [site] [e-mail] em 18/07/2006 16h14min:
A faca não pode ser responsabilizada por matar alguem, ela é apenas a ferramenta. Se o intuito é fazer mal, a pessoa vai achar um meio.



Postado por Carlos Eduardo Rodrigues Diógenes@200.181.xxx.xxx [site] [e-mail] em 18/07/2006 20h02min:
Eu realmente fico bastante infeliz em ver que em um veículo de comunicação como este ainda vejamos o uso da palavra hacker sendo utilizado de forma incorreta. Fica aqui mais uma reclamação para os editores destas notícias, que são pessoas ligadas a tecnologia, que não cometam tais gafes novamentes. Se tais notícias são retiradas de sites maiores, mandem um e-mail criticando a publicação e corrigam o termo na notícia enviada para nós. Eu até dou um desconto para uma publicação deste tipo na Veja, ISTOÉ ou qualquer uma destas notícias, mas mesmo assim sempre que posso mando uma reclamação a respeito do termo.

Além disso, não existe questão semântica, linha tênue ou qualquer destas coisas. Um hacker pode ter comportamente de cracker, assim como um cracker pode ter comportamento de hacker, porém a denominação de cada pessoa é dada pelo seu comportamento geral, e pelos motivos que tal pessoa teve para ter tal comportamento.

Quem sempre teve admirição pelo comportamente hacker, assim como eu, e quem quer saber discernir entre quando o uso da palavra hacker está sendo utilizado de forma correta ou não recomendo a leitura do HOW-TO How To Become a Hacker de Eric Raymond e que pode ser encontrado em português no site: http://jvdm.freeshell.org/pt/raquer-howto/



Postado por Eduardo Bacchi Kienetz@200.102.xx.xx [site] [e-mail] em 18/07/2006 20h05min:
Note que simplesmente não alteramos o que está na fonte.



Postado por Max, o Fiscal@201.13.xx.xxx em 18/07/2006 21h07min:
Ainda acho preciosismo. Não é o primeiro neologismo que a imprensa brasileira adota de maneira torta. E acho que o problema não se restringe ao nosso quintal. Parece mesmo que o documento apontado no link se refere a essa diluição da "filosofia ráquer" com o passar do tempo.

Se a elite da programação de baixo nível quiser se auto-denominar, acho que deveriam procurar um novo termo, pois esse está por demais desgastado (e sua distorção por demais difundida).

Fiquei feliz em saber que poderia me tornar um desses "gurus". Afinal, meu primeiro computador eu fiz aproveitando um Z-80 de um Atari :), lá em 1984. Ainda dá tempo de me atualizar, a partir das minhas anotações de Assembly Z-80, será?



Postado por Eduardo Bacchi Kienetz@200.102.xx.xx [site] [e-mail] em 18/07/2006 21h14min:
Falando no termo, o terra, por ter publicado depois a notícia aproveitou para corrigí-la, usando o termo correto:
http://tecnologia.terra.com.br[...]na/0,,OI1072998-EI4805,00.html



Postado por mrclo@201.43.xxx.xxx [e-mail] em 23/08/2006 00h05min:
ai galera..quem quiser entrar nesse msn pode entrar,mas faz um favor p mim..
troca a senha...e pode usufruir dele...
o msn é

mrclo.anjodobem@hotmail.com
senha;aaaaaa
eu acabei mem prejudicando com minha namorada
com esse msn..então decidi cair fora dele...
prometi a mim msm isso...então façam bom proveito
fuiii valeu galera...eu não entro mais nesse msn...



Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança