Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

Projeto UniFree Desktop

2006-08-03 22h55min




A proposta do UniFree Desktop é de ser um Sistema Operacional completo, voltado totalmente para as necessidades do ambiente desktop, priorizando assim, algumas características de grande relevância para esse tipo de ambiente, tais como: as aplicações consideradas essenciais para produtividade, ambiente gráfico "amigável" e "familiar" ao usuário, facilidade de operacionalidade, aplicações de uso corrente, praticidade, enfim, tudo que facilite o uso de um Sistema Operacional ao usuário final de um desktop.

Mais em: http://www.unifree.com.br

Postada por: André Pestana andrepestana|arroba|yahoo.com







Comentários dos leitores:


Postado por Iuri@201.3.xx.xxx em 04/08/2006 02h42min:
Eu acho o haiku é bom pra desktop.



Postado por Iuri@201.3.xx.xxx em 04/08/2006 02h45min:
Ah não nada não... é que ficou parecendo que eles queriam criar um novo SO. Mas pelo que eu entendi é para fazer o GNU/Linux ficar melhor para Desktop. É isso?



Postado por Max, o Fiscal@201.13.xx.xxx em 04/08/2006 10h35min:
Caramba... Tá difícil de aguentar...

Quantas "distros" Linux nós já temos? Alguém já parou pra contar? Claro que não, porque quando acabar a tarefa, já teremos mais uma meia dúzia de clones de pinguins saindo do forno.

Pelamordedeus!!! Não sou contra essa diversidade!!! É esse o espírito anárquico que rege o SL, e não vou me manifestar contra, pelo menos antes dele dar mostras de estar fazendo água.

O que não entendo é o seguinte: amarraram um pacote novo e fizeram um site para divulgá-lo. Qual a diferença entre esse novo amarrado e os outros 2844 pacotes que estão disponíveis na rede? 2845... 2846... 2847... (deixa eu parar de contar, senão o post não acaba). Qual o motivo que me levaria ao risco de baixar sem erros 1 giga e meio da internet???!!!

---------------------------
"O UniFree teve como distribuição matriz inicialmente o Red Hat® 7.3, e atualmente tem como sua base o Projeto Fedora Core®, projeto que tem apoio da Red Hat® para a popularização do Linux®."
---------------------------
E daí?

---------------------------
"A proposta do UniFree Desktop é de ser um Sistema Operacional completo, voltado totalmente para as necessidades do ambiente desktop, priorizando assim, algumas características de grande relevância para esse tipo de ambiente, tais como: as aplicações consideradas essenciais para produtividade, ambiente gráfico “amigável” e “familiar” ao usuário, facilidade de operacionalidade, aplicações de uso corrente, praticidade, enfim, tudo que facilite o uso de um Sistema Operacional ao usuário final de um desktop."
---------------------------
Me admiraria muito se fizessem a divulgação de um SO "complicado", "desagradável" e "contraproducente"!!!

Cadê a "cara" do SO? Cadê as fotos de telas? Cadê os vídeos de demonstração? Cadê os testemunhais? Cadê o envolvimento da comunidade? Cadê o conteúdo institucional pró-SL (MAIS apostilas, cursos on-line, links, fóruns, news DE VERDADE...). Vocês têm certeza de que essa página não é um fake?

Enfim, parece que os ex-alunos da CEFET de Campos gastaram todo o tempo aprendendo a pescar, mas não aprenderam a vender o peixe. Porque baixaria a distribuição deles e não um Kurumin? Se eu mando um e-mail pra fundação Ubuntu, eu ganho 10 distribuições grátis, em CDs pelos Correios. Porque perderia meu tempo com o UniFree?

Pô! Ele TEM que ter um diferencial!!! Senão, por que o fizeram?

E antes que postem aquelas balelas sobre o real objetivo da "distro", sobre o desapego material e a vontade de salvar o mundo das iniquidades das grandes corporações que só pensam no vil metal e coisa e tal, já aviso que a distribuição foi empacotada pela UNIPI Tecnologias, que espera faturar alguma plata ao divulgar seu produto com aquele site, alvo de minhas críticas pela falta de foco. Espero estar ajudando os profissionais daquela empresa quanto a essa deficiência, e que eles se mobilizem para saná-la.



Postado por Bichard Stallmann@201.13.xx.xxx em 04/08/2006 10h50min:
Nossa mãe! Sai da frente que hoje o homem tá brabo!!!

Mas eu concordo. O site está bem pobre, pra quem quer ganhar dinheiro, está faltando alguma coisa para convencer o internauta.



Postado por Giancarlo Rubio@200.195.xxx.xx [e-mail] em 04/08/2006 11h13min:
Meu deus pela 1a vez concordarei com o sr max!! hehe

isso realmente nao entendo das milhares de distribuicoes linux.. so aqui ja tem 2 essa ai unifree e aquela la crista.. na verdade o unico que muda eh o nome mesmo, os "desenvolvedores", se eh que podemos chamar assim, apenas copiam discaradamente o repositorio de alguma outra distribuicao e renomeiam dizendo ser uma nova distro..

nd contra linux, do contrario sou amante de sl e claro linux, mais ainda prefiro meu bsd



Postado por Max, o Fiscal@201.13.xx.xxx em 04/08/2006 11h26min:
Que coincidência!!! Também concordo contigo, Giancarlo!!! Acho que estamos assistindo ao nascimento de uma amizade sólida e fraterna :)



Postado por Ednei Pacheco@201.32.xx.xx [site] [e-mail] em 04/08/2006 14h29min:
Bem, independente dos comentários aqui estarem certos ou errado, uma coisa é certa: a tendência do GNU/Linux é ir para o desktop mesmo! Essa não é a 1a. e nem será a última distribuição criada com este enfoque. Sem contar ainda as iniciativas de tornar os atuais ambientes gráficos (KDE e GNOME) mais acessíveis aos usuários finais. Então, viva ao GNU/Linux no Desktop! &;-D




Postado por Giancarlo Rubio@200.195.xxx.xx [e-mail] em 04/08/2006 16h56min:
Edinei

Nao foi uma critica ao desktop linux, e sim ao numero de deistribuicoes linux

http://www.linux.org/dist/list.html

Entra nesse link e veja 349 distribuicoes.. eu penso assim se tem 390 distribuicoes com crtza tem mto em comum ou seja um tempo desperdicao pra uma, aonde a outra ja resolveu ou algo assim...

se houvesse mais uniao nas distribuicoes imagino que estariamos muitissimo a frente do que ja estamos..ja imagino??



Postado por Willian Henry Gates III@200.218.xxx.xx [site] [e-mail] em 04/08/2006 21h25min:
O absurdo de "distribuições" é um dos motivos que fazem o Lixux não ir para a frente. Que os comunistinhas do Lixux me desculpem, mas o sistema de vocês JAMAIS vencerá o "monopólio" (escrevo monopólio entre aspas por um motivo que não irei explicar aqui para não desviar o assunto) da Microsoft enquanto não PADRONIZAREM esse pseudo-SO chamado Linux.

Não me venham com essa conversa que as distribuições existem para agradar a todos. Sistemas como Windows, MacOS e até mesmo os BSDs conseguem ser excelentes SOs sem precisarem recorrer à essa palhaçada de "distro". Isso é algo que só cria confusão. Cada distro é praticamente um novo SO. Comandos, softwares, interfaces, utilitários específicos, diretórios default... tudo isso muda de distro para distro. Hoje não basta você dizer que é um profissional "qualificado em Linux". Você deve dizer que é "qualificado em Debian", ou "qualificado em Fedora", e por aí vai.

Então, meus "amigos", se querem que o Lixux atinja seus utópicos objetivos, a primeiríssima e urgentíssima coisa a ser feita é extinguir as milhares de ramificações do mesmo e unificá-lo.



Postado por Iuri@201.24.xx.xxx [site] em 04/08/2006 23h02min:
Eu não acho que esse monte de distribuições não seja um fator do atraso para melhorias no sistema GNU/Linux. Essas distribuições não quase nenhuma modificação significativa. Veja o caso do kalango/kurumin/Knoppix <- Debian. Knoppix é um Debian live CD com uns scripts automatizadores(nem é tão mal comparado ao que vem um pouco a frente), Kurumin é um Knoppix com scripts automatizadores traduzidos para o português e acho que alguns pacotes a mais e kalango é um kurumin mais pesado que vem com mais pacotes. Essas mudanças são pequenas. Isso ajuda muito pouco. Mas as ajudas realmente importantes que as distribuições mais importantes fazem são feitas diretamente no projeto em questão. Por exemplo. SuSE tem uma boa parte de desenvolvedores no projeto alsa. Se não me engano metade dos desenvolvedores do GCC faz parte da RedHat. Você pode ver no Changelog do kernel linux varias modificações feitas por desenvolvedores de distribuições. Mas eu não acho interessante(só por um lado) a forma como é feito os pacotes com o programa já compilado. Eu já tive problemas por causa da versão do glibc e de depêndências. Mas por um lado, se já viesse no pacode as dependências acabaria oculpando muito espaço no HD. Isso não é um problemão. Eu adoro compilar. Mas as vezes eu só quero saber como é o joguinho(obs. Isso só aconteceu com programas mais undergrounds).
Agora... tem uma coisa! Se essas distribuições continuam em desenvolvimento é porque tem alguém usando. E se tem gente que gosta eu acho justo que continuem criando. hehehe Pra mim num vai fazer diferença mesmo.



Postado por PX@200.184.xx.xxx em 05/08/2006 01h07min:
Como é que dá para ter uma troca de idéias séria com um cara que diz "comunistinhas do Lixux"? Então porque não chamou usuários de Microsoft Windows de "capitalistinhas do Shitsoft Rwindos"? Até a alguns dias, foi bem melhor ler comentários por aqui, mas esse tempo parece ter acabado, novamente...
E ainda tem a cara de pau de dizer que possuem O argumento. Aff.



Postado por Memphis@200.232.xxx.x [e-mail] em 05/08/2006 11h19min:
O que penso realmente é:
- Em vez de se criar tantas distribuições, por que estas empresas ou ongs, ou programadores, não unem-se com uma distro já estabelecida no mercado e contribui com alguma coisa. Se os donos do projeto inicial aceitarem, OK; se não, distribua sua colaboração para a comunidade sem precisar criar uma nova distribuição. Apenas modifique e diga que modificou e pronto.

Distribuições que realmente são distribuições, como eu disse, na minha opinião, são:
- Slackware
- Debian
- Red Hat
- Gentoo *
- SuSE *
- GoboLinux **
- E para por ai!!!

Alguém vai querer dizer - Mas tem essa ou aquela! - , e eu respondo: - De que base ela foi elaborada? Qual a raíz?

Projetos nacionais de distribuições é bom para o desenvolvimento do software livre, mas, como eu citei, na minha opinião, distribuições são as que postei, talvez um dia eu mude de opnião.

* Se firmaram no mundo do Software Livre
** Novidades como um novo sistema de hierarquia de diretórios no Linux



Postado por Tércio Martins@164.41.xx.xxx [e-mail] em 05/08/2006 11h40min:
Que povo mais estressado! É só sair uma distribuição nova que o povão daqui começa a se contorcer!

Comentário de Max, o Fiscal:
"Cadê a 'cara' do SO? Cadê as fotos de telas? Cadê os vídeos de demonstração? Cadê os testemunhais? Cadê o envolvimento da comunidade? Cadê o conteúdo institucional pró-SL (MAIS apostilas, cursos on-line, links, fóruns, news DE VERDADE...). Vocês têm certeza de que essa página não é um fake?"

1) Veja a cara do SO aqui

http://www.unifree.com.br/doc.php

e leia as apostilas "Instalação - Unifree Desktop" e "Usuabilidade - Unifree Professional". Elas estão cheias de fotos e conceitos da distrô (muito feia pra mim, IMHO).

"Enfim, parece que os ex-alunos da CEFET de Campos gastaram todo o tempo aprendendo a pescar, mas não aprenderam a vender o peixe. Porque baixaria a distribuição deles e não um Kurumin? Se eu mando um e-mail pra fundação Ubuntu, eu ganho 10 distribuições grátis, em CDs pelos Correios. Porque perderia meu tempo com o UniFree?

Pô! Ele TEM que ter um diferencial!!! Senão, por que o fizeram?"

Mas o diferencial deles não é a distrô em si! Se você olhasse o sítio deles, veria que eles vendem serviços a partir da distrô!

O que eles fazem está no próprio sítio:

* Customização
- Customização da distribuição UniFree
- Geração de CD-ROMs com parte gráfica e instalador customizado

*Implantação
- Migração da plataforma proprietária para UniFree Desktop
- Solução UniFree Thin Connect

Na parte da customização, eles podem atuar fornecendo uma versão do Fedora Core customizada e com suporte garantido por eles. Imaginem por que um Debian ou um Ubuntu não vieram nos Computadores para Todos? Pela falta de alguma empresa *no Brasil* que fornecesse customização e suporte para as empresas que participam do programa.

Por isto vemos distribuições pequenas como a Insigne, a FeniX e outras serem instaladas nestes computadores, porque eles, além de entregarem o software, dão uma garantia de segurança às empresas contratadas. Se o pessoal do Unifree quer fazer isto também, por que eu reclamaria? Se fizerem sucesso, teremos uma distrô que aceita todos os pacotes do Fedora e seja aceitável para integradoras de computadores. E todos, o pessoal do Fedora e do Unifree, acabariam sendo beneficiados no final.

*Implantação
- Migração da plataforma proprietária para UniFree Desktop
- Solução UniFree Thin Connect

Quantas vezes não vemos casos de empresas que mudam porcamente sistemas Windows para Linux? Que não consideram os sistemas feitos em Cobol, que empurram o OpenOffice sem adaptar os funcionários que adoram o M$Office, que não consideram hardwares proprietários que só funcionam no Win9x, etc., jogando um Linux qualquer sem planejamento? As revistas pró-M$ estão cheias destes casos!

O pessoal do Unifree faz implantações com todo o planejamento necessário, para que a mudança seja a menos traumática possível.

(veja em http://www.unifree.com.br/implantacao.php)



Postado por Tércio Martins@164.41.xx.xxx [e-mail] em 05/08/2006 11h50min:
(continuação)

O que me irrita na comunidade SL é que falam mal de quem faz serviços porcos com SL, e ao mesmo tempo crucifica aqueles que tentam fazer um bom serviço, comparando com outras empresas que não estão no mesmo nível de atividade e fazendo comentários tão-somente destrutivos.

Sinto que o pessoal do Unifree colocou a distrô para download não para concorrer com o Ubuntu ou outra distrô "mais fácil", mas para servir de mostruário a quem quiser contratar seus serviços. Sei que o Ubuntu pode ser bom, mas em casos onde, na própria instalação, seja necessário colocar drivers proprietários para servidores, configurações exclusivas para PCs de um setor, etc., o Unifree customizado pode ser uma melhor alternativa.

E, por último: não conheço, não sou garoto-propaganda e não estou ganhando dinheiro para defender o sistema. Mas fico indignado quando uma horda de revoltados tenta acabar com um negócio que pode melhorar a imagem do SL no mundo corporativo.



Postado por Max, o Fiscal@200.168.xxx.xx em 05/08/2006 15h20min:
Tércio, concordo com você quanto ao objetivo do grupo, que deve ser se firmar como capacitador de usuários e provedor de soluções. Concordo que o pacote que eles produziram não encerra sua finalidade principal, mas é apenas uma forma de se mostrarem capazes e que têm domínio sobre os serviços que pretendem prestar.

Mas o site não representa isso, e não deixa isso claro. Se o grupo é forte e capaz, o site ficou láááá atrás, amador e pouco informativo. Como canal de divulgação do potencial da empresa o site deve atrapalhar muito porque o cliente é sensível a esse amadorismo.

Os serviços que eles se propõem a prestar ficam camuflados pela onipresença do UniFree Desktop, de modo que a impressão mais forte é a de que estamos olhando para a página de divulgação do SO, e apenas dele.

Os links que você apontou me dão razão quando pedi MAIS apostilas e material informativo. O conteúdo é fraco para quem quer informações sobre o SO, e ao mesmo tempo não atraem a atenção de quem visita o site "sem querer". O formato pdf é irritante para quem está de passagem e quer ver apenas se o SO tem alguma coisa de interessante.

Os "News" são um caso à parte: 4 manchetes do dia em que a página foi pro ar, em 05/10/2005 (!!!). Não há maneira mais contundente de mostrar o amadorismo da empresa, pelo menos nessa modalidade de divulgação.

Se fazem bem ou mal o serviço que se propõem, não sei. Mas o site está sofrível.



Postado por Willian Henry Gates III@200.218.xxx.xx [site] [e-mail] em 05/08/2006 15h48min:
Sei não, Max. Do ponto de vista gráfico, o site está bem feito. Ele só peca na clareza e no potencial de divulgação mesmo.



Postado por Max, o Fiscal@200.168.xxx.xx em 05/08/2006 17h09min:
Sem problemas quanto à aparência. Mas não passa a informação que eu gostaria de ter. A pergunta é: em meio a 2000 "distros", por que a UniFree é mais interessante para mim?

Veja o caso do noticiaslinux, que tem público bem direcionado: alguém comentou aqui que baixou o pacote de ~1.5GB? É essa a questão: por que baixaria? Imagino que a performance do amarrado seja a mesma que a da distribuição que lhe deu origem, então o problema aqui é de marketing, porque na página não há "gancho" pra segurar um cliente em potencial. Quero contribuir com os "criadores" do amarrado, chamando-lhes a atenção para a propaganda negativa que o site faz, com aberrações como um "news" que tem mais cara de "olds".

A comunidade precisava fazer melhor essa conexão entre a etapa de desenvolvimento e a fase de divulgação e venda de seus produtos. As aulas da faculdade já acabaram. Essa coisa de ser underground e confiar no sucesso via propaganda boca-a-boca não garante o almoço de ninguém. Chegou a hora de encarar o mundo real.

Pronto. Podem sentar o porrete. Pode malhar. Só acho que, se tivesse meu próprio amarrado e alguma pretensão comercial com ele, agradeceria muito se alguém dissesse pra mim o que sentiu REALMENTE quando visse meu site. Minha intenção é ajudar postando o que acredito serem pontos fracos na divulgação da empresa, e espero que a UNIPI entenda assim.



Postado por Joao Emanuel@201.88.xx.xxx [e-mail] em 06/08/2006 13h48min:
Max, perante a propaganda boca a boca: você deveria ser mais flexível, pois a mesma também tem um poder fenomenal.

Perante a distro, bem, é mais um produto no mercado e quem quiser compre ou pegue para testar.

Perante as Ns distros, olha tanto na Microsoft quanto no SL, Linux e BSDs, tem briga de interesses, tanto pessoal quanto comercial, mas na Microsoft todos queiram ou não tem que voltar seus olhares para empresa em que estão, enquanto no SL não, tirando as distros comerciais.
E tá todo mundo esquecendo que várias distros são apenas projetos pessoais e nada mais, o que ocorre é que um fã do projeto coloca a notícia em um noticiaslinux.com.br, e um slashdot.org, dá vida e todo mundo correr para ver como é o projeto.



Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 07/08/2006 10h05min:
Senhores,
Gosto de analisar o Linux como uma grande árvore com 3 raízes.
Seriam:
Slack
Red Hat
Debian
O que vier depois, é adpatação destas 3. E, penso que até pode confundir o usuário. Os pacotes e o nomes, poderiam ser padronizados. Agora, até a M$ está copiando essa idéia, com o Starter Edition, e, pelo que sei, o Vi$ta, que terá 8 versões(distros) diferentes.
Penso que só essas 3, com padronização de pacotes, já seriam suficientes.
Abraços



Postado por Memphis@200.232.xxx.xxx [e-mail] em 07/08/2006 11h32min:
A_gent Smith, realmente a base é isso:
- Slackware
- Red Hat
- Debian

E ponto.

O que passar disso, é adaptação!!! :)



Postado por Willian Henry Gates III@200.218.xxx.xx [site] [e-mail] em 07/08/2006 12h00min:
A_gent, segundo o site da Microsoft (http://www.microsoft.com/windo[...]getready/editions/default.mspx), serão 5 versões.

Mas você estava brincando quando chamou as versões do Vista de "distros", né? Até onde sei, o que mudará de uma versão para outra é apenas os recursos que elas oferecem. Mas o modo de operá-las vai ser o mesmo. Não vai ser como as distros Lixux, onde, de uma para outra, muda tudo o que citei no meu outro comentário.

Achar que a Microsoft está copiando esta idéia de "distros" é o cúmulo!



Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança