Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

10 linguagens de programação que você deveria aprender agora mesmo

2006-09-18 00h24min




No artigo a seguir, através de uma pesquisa com desenvolvedores web e recrutadores, a eWEEK selecionou 10 linguagens de programação que são um bônus para os desenvolvedores adicionarem a seus currículos.
São elas:
1) PHP
2) C#
3) AJAX (mesmo que tecnicamente não seja uma linguagem de programação)
4) JavaScript
5) Perl
6) C
7) Ruby and Ruby on Rails
8) Java
9) Python
10) VB.Net (Visual Basic .Net)

Confira: http://www.eweek.com/article2/[...]0.asp?kc=EWRSS03119TX1K0000594
Fonte: http://www.osnews.com/story.php?news_id=15851







Comentários dos leitores:


Postado por Anunakin@200.252.xx.xxx [site] em 18/09/2006 08h27min:
C# ? Tá maluco!? O Java da micosoft é podre... bem como o da SUN...



Postado por o Santo@201.12.xxx.xxx em 18/09/2006 08h51min:
Creio que falta conhecimento do amigo Anunakin para dizer que o C# é o Java do Microsoft, me parece ser um comentário de quem nunca se quer digitou uma linha de código em C# e ta dando uma opnião negativa por vertir camiseta como se fosse um time de futebol. O C# é muito bom, a organização de código e velocidade de desenvolvimento é melhor ainda, mas sei tb que tem muita política da MicroSoft no meio, é por isso que eu torço para que o projeto mono (software livre) e o mono-developer(que está indo muito bem) seja um sucesso. Acredito que o software livre vai ter muito a ganhar com o Mono.



Postado por C# Man@201.32.xxx.xxx [e-mail] em 18/09/2006 09h08min:
Caro senhor Anunakin, você aparenta ser uma pessoa anti-microsoft, falou de algum produto da microsoft ja vai metendo o pau mesmo sem conhecer. Com certeza o C# é uma ótima linguagem de programação, o Visual Studio nem se fala, até hoje não conheco nenhum IDE como ele.
Conheço todas linguagens acima e posso afirmar que de todas, a mais produtiva (desenv desktop, client/server) é C# + VS2005



Postado por Joao Emnauel@161.148.xxx.xxx [e-mail] em 18/09/2006 09h28min:
Anunakin, você deveria ser moderado, pois só quer gerar flamewar. Prove que C# é tão ruim assim? Será que vai precisar de mais 1 semana ou até mesmo retirar os comentários???

Sou UNIX, mas não sou mais criança para dizer que tudo que a Microsoft faz é ruim, mesmo que seja apenas uma cópia do que já existe. C#, como a .NET toda é muito boa sim, tem seus pontos fortes e seus pontos fracos, como qualquer plataforma de desenvolvimento têem. E concordo com as 10 línguas escolhidas, principalmente para quem quer desenvolver aplicações WEB, tirando C que é uma linguagem voltada para standalone.



Postado por Java-Cachaça@200.220.xxx.xxx [e-mail] em 18/09/2006 10h10min:
Cuidado "Anunakin" com o lado negro da força. Você pode virar um DarthVaider, hehehehehehe.
Só não concordo com a posição do Python, eu colocaria em 2º lugar.




Postado por Lennon Jesus@200.170.xx.x [site] em 18/09/2006 10h35min:
Senhores,

dizer que uma linguagem é boa ou ruim simplesmente por quem a mantém ou desenvolve não é coisa de pessoas sérias.

Eu não sou (mais) fã da Microsoft.
No momento, é JAVA como linguagem de programação e GNU/Linux no meu Pen Drive.
Mas daí a criticar as linguagens da M$ ou a fabulosa e produtiva IDE que é o Visual Studio 2005...

Abraços a todos,
Lennon Jesus.




Postado por Breno@201.79.xx.xxx em 18/09/2006 10h46min:
"C# ? Tá maluco!? O Java da micosoft é podre... bem como o da SUN..."
Poxa vc não deve saber nem o que é pc meu amigo...

Se o C# é ruim e o java tb, o que é bom pra vc? Clipper?

Melhor ficar quieto que dizer merda...



Postado por Marley Adriano@200.227.xxx.xxx [site] [e-mail] em 18/09/2006 11h06min:
Concordo com os comentários acima: o C# é uma ótima linguagem, mas na minha modesta opinião o PHP continua imbatível!



Postado por Adriano@201.15.xx.xxx em 18/09/2006 11h28min:
Lamento ver tamanha ignorância deste que escreveu:
"C# ? Tá maluco!? O Java da micosoft é podre... bem como o da SUN..."
Ele não conhece programação, e tão pouco sabe sobre TI.
HOje o mundo se volta para a facilidade e a rapidez em
desenvolvimento de software. Falar sem conhecer é mais
serio do que conhecer e não falar. Pense bem, e veja o quanto podemos perder por esta atitude.
Eu conheço windows, usei muito e a algum tempo conheci linux e java, 4 anos, não é a toa que estou estudando para tirar minhas certificações até o final do proximo ano. O mundo e da liberdade, da troca de conhecimentos
mesmo que isto não seja lucrativo.
abraços a todos
Adriano



Postado por grandkamu@200.164.xxx.xxx [e-mail] em 18/09/2006 12h01min:
Bom realmente NÃO concordo com python em 9º lugar (abaixo do java!?) pra mim python trocaria de lugar com ruby



Postado por Memphis@200.232.xxx.xx [e-mail] em 18/09/2006 12h14min:
A IDE (Visual Studio) da Microsoft! Realmente é muito boa. E sinceramente espero que o mono, realmente decole no Gnu/Linux. C# realmente é bom. Acho que devemos, realmente, conhecer algo, antes de sair criticando!!!


O que tá começando a amadurecer agora no linux, são as IDEs como a do Kdeveloper e a do QT Designer, mas ainda falta muito prá se comparar a um Visual Studio. Que com o tempo, estas ferramentas possam ficar muito boa em linux.

Quanto a Python e Ruby, não posso dizer muito, pois, mal as conheço.



Postado por Max Job@200.161.xxx.xxx em 18/09/2006 13h02min:
Legal ver que a maioria não está agindo como xiita, e julgando as linguagens pelo que são, e não pelas empresas responsáveis.



Postado por Willian Henry Gates III@200.218.xxx.xx [site] [e-mail] em 18/09/2006 15h52min:
Dando um pouquinho de alimento para o troll Anunakin, seria bom o mesmo se informar um pouquinho sobre o que é Java antes de postar uma ridicularia dessas aqui. O cara deve gostar mesmo é de girar chaves e ler lâmpadas no Eniac.



Postado por mygot_manoel@200.207.xx.xxx em 18/09/2006 16h42min:
C# é excelente e a IDE Visual Studio está entre as melhores.



Postado por Paulo@201.22.xxx.xx [e-mail] em 18/09/2006 19h45min:
Fico feliz por ver a linguagem Ruby indicada como uma das linguagens que os desenvolvedores devem conhecer.

No Brasil temos ótimos sites sobre o assunto, dentre eles o ruby-br (www.ruby-br.org).



Postado por Augusto@201.34.xxx.xxx [e-mail] em 18/09/2006 22h23min:
salve a todos, sou programador PHP e estudo C e C++ e recentemente tive um contato com o VS e posso dizer, melhor ratificar, que o C# é uma ótima ferramenta sim. O fato da MS tê-la feito não quer dizer que não seja ruim, muito pelo contrário, acho inclusive que o openSource deveria criar algo parecido no que foi feito em cima da plataforma .NET, criar uma padronização de linguagens como foi feito no .NET.
No mais conhecer melhor a arquiteturar parceiro, se acha que não estudo o Mono ;)



Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 19/09/2006 08h57min:
Snif... :'-( , ninguém botou o Turbo Pascal (Borland) e nenhum produto da Borland... Ahhh... Quando eu aprendi, não havia nada melhor. Uma linguagem limpa, qualquer um podia ler os fontes e entender o que se passava. Aliás, o que foi feito da Borland? Ouvi dizer que eles deixaram o Delphi em Open Source (Kylix), mas depois, não ouvi falar mais nada deles... Será que faliram?
Abraços



Postado por Max Job@200.161.xxx.xxx em 19/09/2006 09h32min:
Qualquer programador programa em pascal..hehe

"10 linguagens de programação que você deveria APRENDER agora mesmo".



Postado por Joao Emanuel@161.148.xxx.xxx [e-mail] em 19/09/2006 10h11min:
A_gent Smith a Pascal teve sua época, mas hoje é apenas uma linguagem já ultrapassada e não tem mais evolução alguma. A Interprise (Borland, como queiram) ainda se mantem, só que mais como uma empresa de consultoria do que uma empresa de desenvolvimento em si.



Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 19/09/2006 11h20min:
Pois é... O Turbo Pascal era muito bom. Hoje, pode ser baixado free de alguns FTP. Acho que pisaram na bola com o Delphi, que, tentei aprender... E não consegui. O Visual Basic, não... Tinha uma estrutura mais procedural, era mais fácil de entender e de fazer programas(uma ótima RAD). A pisada feia foi o Delphi. Mas, sei que existem iniciativas da comunidade quanto ao Turbo Pascal. Existe um site, compilers.net, onde se fala nas iniciativas da comunidade quanto ao Turbo Pascal.



Postado por Rafael Araujo@200.189.xxx.xx em 19/09/2006 12h34min:
Na minha opinião seria

1) PHP
2) JavaScript
3) AJAX (mesmo que tecnicamente não seja uma linguagem de programação)
4) Perl
5) C/C++
6) Java
7) C#
8) Python
9) Ruby and Ruby on Rails
10) Delphi



Postado por Mauricio Trindade@201.89.xxx.xxx [e-mail] em 19/09/2006 13h51min:
Dae pessoal.. só gostaria de comentar uma coisa.Sobre o comentário do amigo Rafael Araujo.
C é uma linguagem e C++ é outra! :D Portanto é uma ou outra!!
Abraço!



Postado por Daniel@200.183.xx.xxx [e-mail] em 19/09/2006 15h21min:
Troquem o VB.NET pelo Delphi.NET



Postado por Rafael Araujo@200.189.xxx.xx em 19/09/2006 15h56min:
Mauricio Trindade, vc tem razão

1) PHP
2) JavaScript
3) AJAX (mesmo que tecnicamente não seja uma linguagem de programação)
4) Perl
5) C++
6) C
7) Java
8) C#
9) Python
10) Ruby and Ruby on Rails




Postado por Sandro Lima de Oliveira@200.210.xxx.xxx [e-mail] em 20/09/2006 09h00min:
Delphi.NET...não percam o seu tempo. Quando instalei me decepcionei quando a instalação me pediu pra instalar o .NET 1.1 ... Usei também a IDE e se o projeto estiver em execução você não consegue mexer no código e se vc fizer isso vc perde tudo e tem que reiniciar a máquina...ainda por cima tiveram a cara-de-pau de lançãr o Turbo Delphi e o Turbo C# com o framework antigo (1.1)...Grande parte dos desenvolvedores delphi 7 não migraram ainda e nem vão migrar...eles não são loucos... Vão ficar desempregados e constrangidos



Postado por Max Job@200.161.xxx.xxx em 20/09/2006 10h06min:
"me decepcionei quando a instalação me pediu pra instalar o .NET 1.1"

- Usando Delphi.NET e queria o que ?

"e se o projeto estiver em execução você não consegue mexer no código"

- Isso é normal em muitas IDE's.



Postado por Reginaldo Alves@201.50.xxx.xxx [site] [e-mail] em 20/09/2006 23h08min:
Essa MS é mesmo uma máquina de cópiar. Ganha dinheiro do suor alheio. Me digam uma coisa boa q ela faz..., doar dinheiro p/ crianças carentes, isso tudo é balela. E nenhum de vcs usam o ruwindow e office original, se usarem original concordo com suas opiniões, como usam pirata, deixem de babarem esses americanos charlatões. Veja essa matétiria e reflitam.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092006/20092006-25.shl.

Designer acusa Microsoft de clonar fonte

Quarta-feira, 20 de setembro de 2006 - 18h40


SÃO PAULO – O designer suíço Adrian Frutiger's acusou a Microsoft em tribunais europeus de clonar uma fonte desenvolvida por ele e disponibilizá-la no sistema operacional Windows.


Frutiger's diz que a MS manifestou interesse pela fonte que leva seu nome (Frutiger) no passado, mas não concordou em pagar um centavo por licença do Windows para usar a fonte.


Frutiger diz que a corporação preferiu desenhar ela própria uma fonte inspirada em sua idéia para evitar os custos de copyright. A fonte Segoi UI da MS seria uma cópia da Frutiger.


Tribunais europeus analisam o caso. Frutiger, atualmente com 74 anos, é autor reconhecido de diversas fontes populares em programas de computador.


Reflitam...





Postado por Maicon@200.155.xx.xx em 03/10/2006 00h12min:
ASP.NET não entra na lista?



Postado por Fernando Imamura@200.207.xxx.xx [e-mail] em 09/10/2006 18h38min:
Kra parabéns pelo artigo.
Também acho que estas tecnologias estão dominando o mercado, mas acho que delas o J2EE é o mais quente do momento.

Abraço.



Postado por Filipe@200.159.xxx.xx [e-mail] em 17/10/2006 15h15min:
Alguem sabe me informar se o delphi7 roda em linux???



Postado por victorinox@201.19.xxx.xx [e-mail] em 15/11/2006 14h57min:
Faço tudo isso que as outras fazem em java usando jsf e ainda acabo o trabalho primeiro e vou pra praia....



Postado por Animatrix@200.181.xxx.xx [e-mail] em 27/11/2006 20h31min:
Também acho C# podre. E java, apesar de programar nessa linguagem, é um C metido a besta. Para mim, linguagem tem que ser uma Python da vida....ou um Delphi, Object Pascal....



Postado por Data Link - Softwares@201.2.xxx.xxx [site] [e-mail] em 29/12/2006 12h59min:
Usamos o delphi7 em nossos desenvolvimentos (normalmente com banco de dados MySQL) e não precisamos de mais nada. O problema do Java é que, se comparado ao delphi, é muito lento. Para a maioria dos clientes, velocidade é tudo.



Postado por Alberto@201.67.xxx.xx [site] [e-mail] em 29/12/2006 15h58min:
A verdade é que eu aposto que todos vocês que estão aqui dando as suas opiniões, ou programam em delphi ou sonham em aprender a programar em delphi, pois hoje em dia um programador que não sabe delphi não sabe nada.



Postado por Banzai@201.63.xxx.xxx [e-mail] em 26/02/2007 12h51min:
Programo em C# e em php tb...GOstei de ver as linguagens no topo, acheu apenas que o vb.net merecia um lugar mais próximo ao Sol rs rs rs ...acho a linguagem tão importante quanto o C#...antes que alguem venha acusar essa eh MINHA OPINIÃO...
o vb ainda eh utilizado e pelo contexto "selecionou 10 linguagens de programação que são um bônus para os desenvolvedores adicionarem a seus currículos." acho que ela ajudaria tanto quanto o C#...

[]s!!!




Postado por Ricardo@202.72.xxx.xxx [e-mail] em 13/03/2007 10h15min:
Ficou faltando Lua e acho que o AJAX nao deveria estar na lista, ja que essa ja inclui o Javascript. E o SQL, XML/XPATH/XSLT ? O PHP em primeiro lugar tambem eh dificel de entender... Falando em Python acho que tb deveriam ter mencionado o Turbogears e Django (ja que incluiram o Rails)



Postado por Anunakin@200.252.xx.xxx [e-mail] em 21/03/2007 14h32min:
Pessoal a minha opinião é essa sobre o C# PODRE e pronto, RESPEITEM minha opinião, não chinguei ninguém por dizer que o C# é bom!!!,já fui obrigado no trabalho a desenvolver um sistema todo em C# só para justificar a compra da licença...

Digo que o C# é o Java da MS não pela sintaxe mas pela implementação... é totalmente copiada do Java!

C++ é muito superior um bilhão de vezes mais usada e nem apareceu ai... muita sacanagem isso sim



Postado por Victor@200.152.xx.xxx [e-mail] em 16/04/2007 16h00min:
Depois de ler isso tudo ja estava ficando desanimado, mas no final uma salvação, nem tudo está perdido:
"C++ é muito superior um bilhão de vezes mais usada e nem apareceu ai... muita sacanagem isso sim"

Existe uma esperança!
Não entendi como C++ nem foi citado por ninguém, troco C++ por todas essas juntas.



Postado por Guepardo@161.148.xx.xxx em 06/08/2007 15h24min:
"C#'s principal designer and lead architect at Microsoft is Anders Hejlsberg. His previous experience in programming language and framework design (Visual J++, Borland Delphi, Turbo Pascal) can be readily seen in the syntax of the C# language, as well as throughout the Common Language Runtime (CLR) core." Retirado de http://en.wikipedia.org/wiki/C_Sharp. Parece que Delphi, Turbo Pascal e C# tem um parentesco. Quem acha que os programadores Delphi estão perdidos não conhece o maravilhoso compilador Free Pascal e o IDE Lazarus. Object pascal sempre foi uma grande linguagem.



Postado por Thiago@189.71.xxx.x [e-mail] em 29/11/2007 10h10min:
o C# Man falou com tanta admirição pelo visual studio, se vc quiser dá o crédito a microsoft por ter dinheiro e comprar as grandes cabeças da borland, td bem. Fora isso, eles não desenvolveram nada. É muito fácil chegar lá e pegar praticamente pronto.
Realmente é um belo IDE, mais particulamente, prefiro as ferramentas livres.



Postado por ULysses de Castro Silva@189.50.xx.xx [e-mail] em 29/11/2007 18h12min:
Realmente na mensagem principal onde fala das 10 linguagens não menciona C++ o que mostra que é uma pesquisa furada ou comprada.



Postado por marcelo@200.222.xxx.xx [e-mail] em 07/06/2008 15h13min:
ai galera alguem pode me dizer quanto tempo leva para aprender python,java,c,c++,perlE lisp



Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança