Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

Oracle Linux revelado

2006-10-27 03h26min




A Oracle anunciou ontem o lançamento de sua própria versão do Red Hat Enterprise Linux, simplesmente chamada Enterprise Linux ou 'Unbreakable Linux'. Em um movimnto similar ao de projetos como CentOS, a Oracle decidiu remover todas as marcas registradas da Red Hat e usar uma própria (tudo legalmente, claro). Eles estarão oferecendo correções de bugs para esta nova versão e também irão mantê-la sincronizada com futuros lançamentos do Red Hat Enterprise Linux.
Confira no link a seguir alguns screenshots.
http://www.linuxformat.co.uk/m[...]s&file=article&sid=433

Fonte: http://www.osnews.com/story.php/16305/Oracle-Linux-Uncovered







Comentários dos leitores:


Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 27/10/2006 11h28min:
Cara, que sacanagem... Que botada no traseiro da Red Hat... Putz... Ellison, você está se mostrando tão mau caráter quanto o verdadeiro Bill Gates. Os caras não desenvolveram nada, só vieram tirar foto com a onça já morta. Huuuuu... Espero que a comunidade, a Red Hat e os advogados da Free Software Foundation saibam responder a altura...



Postado por A_gent Smith@200.248.xxx.xxx [e-mail] em 27/10/2006 11h29min:
Aí existem 2 possibilidades: Ou a Oracle dá uma parte dos ganhos como roialties ou compra de vez a Red Hat... Hummmm... Vamos ver...



Postado por Sérgio Cioban Filho@200.180.xxx.xx [e-mail] em 27/10/2006 20h48min:
Pra quem não conhece o CentOS.
www.centos.org
O CentOS já faz isso, dentro da GPL.
Segundo a GPL todos os Linux tem que disponibilizar os códigos fonte dos pacotes.
O mau da Oracle foi não apoiar o CentOS e fazer sua própria distro.



Postado por luiz@201.0.xx.xxx [site] [e-mail] em 29/10/2006 11h53min:
ah ..

cara ... o Bill Gates fika fora dessa .. e todos nós temos q dar um salve pra ele


ele popiularizou o computador, trouxe ele pr nossas casas .. e ele é .. e nao sou eu qm diso , sao revistas e pessoas especializadas .. o maor empresario e o maior estrategista q existiu em todos os tempos ...



Postado por Eduardo@201.34.xxx.xx em 31/10/2006 19h16min:
Boa Tarde. Sou desenvolvedor, uso VB6 e estou aprendendo .Net, mas acho muito interessante o mundo do software livre, tanto que pretendo aprender Python depois que dominar bem o .Net. Acho esta notícia interessante para expor as minhas dúvidas, que são as seguintes: Supondo que eu crie um software incrivel, daqueles que é a idéia da vida do cara, usando alguma ferramenta livre. Eu teria que liberar os códigos fontes do meu software? Se sim, o que impediria alguma empresa grande, de se apossar do meu software, mudar a cara dele e vender como deles, com milhoes de marketing em cima, pelo que eu entendi, assim como a Oracle está fazendo com a Red Hat? Agradeço a quem puder me esclarecer!



Postado por Eduardo@201.34.xxx.xx em 31/10/2006 23h04min:
Obrigado!! Quando os caras vem falando mal, sem qualquer motivo, em 5 min já se mobilizam pra responder, mas pra esclarecer, ninguem comparece...



Postado por $ (quebrando o galho do Eduardo)@200.218.xxx.xx [site] [e-mail] em 01/11/2006 04h33min:
Usar ferramentas livres não te obriga a abrir seu código. Apenas se você licenciar seu software sob GPL, CC, BSD ou alguma outra licença livre é que você deverá disponibilizar o código.

Já quanto a sua segunda pergunta, nada pode te garantir que alguém não vá chupar seu trabalho e lucrar em cima dele se você abrir o código. Os ridículos defensores do SL colocam sua confiança na proteção-peneira que a GPL oferece e nos advogados da FSF. Fica à sua escolha.



Postado por Memphis@200.232.xxx.xxx [e-mail] em 01/11/2006 23h10min:
O Gates já disse tudo Eduardo, vc pode desenvolver em linux, mas não precisa abrir os fontes de seu software.



Postado por Memphis@200.232.xxx.xxx [e-mail] em 01/11/2006 23h17min:
Só que tem um detalhe qe não foi colocado pelo $, Eduardo. Veja o kernel linux...digamos que alguma empresa pode fechá-lo e lança-lo como um produto novo... Não, isso não ocorre com o kernel, são poucos softwares em linux que isso ocorreu



Postado por deysonthome@58.88.xxx.xx [site] [e-mail] em 02/11/2006 23h11min:
Pessoal....Vamos parar de criticar ou emitir opiniões sem base..certo.
A RedHat sabe o que é certo e errado. O que é ético ou não.
O linux é Livre. Quem desenvolve sabe como é, pois desenvolveu também com ferramentas livres.
Eles não podem fechar não. Existem vários tipos de licenciamento. O do FreeBSD vc pode fechar, mas a ferramenta que vc usou é livre e qualquer um pode usar.
Na GPL tudo o que vc desenvolveu com ferramentas livres é livre....logo a RedHat sabe disso, sempre soube e está desenvolvendo no Linux a mais tempo que a Oracle, e quem é profissional do ramo não vai abandonar a RedHat de uma Hora para a outra, visto que outras excelentes distros linux estão no mercado livremente a disposição de todos, como o Debian e o OpenSuse além do excelente Slackware.
Outra coisa, desenvolver com ferramenta GPL e depois fechar é violação da mesma, da processo. Ninguém pode fechar o que desenvolveu com Linux é papo de quem não sabe o que está dizendo. Querem discutir Linux...procurem o BrLinux....os debates aqui estão inconsistentes...querem discutir GPL procurem primeiro ler sobre GPL no site da Free Software Foundation.
A RedHat não vende linux ela vende serviço e não dá a distro gratuitamente porque foi eles que desenvolveram, mas seguem a GPL a risca deixando os sources disponíveis para a comunidade. O software livre permite o desenvolvimento das ferramentas de informática como um todo de modo democrático. Além do mais, desenvolve em GPL quem quer. Ninguém é obrigado a fazer isso, só que tem que ter competência e ética para saber que, desenvolveu com ferramentas livres e o código de seu desenvolvimento irá ficar disponível.
Se para vc a GPL não vai ser boa,,,tudo bem, desenvolve sob outra forma de desenvolvimento. Agora, ridículo e desinformado é quem chama os defensores do software livre de ridículos pois está provando ser retrógrado e de mente fechada.
O pessoal deste site é bem cru,, tem muito bobinho dando opinião e falando do que não sabe. Creio que aqui não tem nem um desenvolvedor.
O Bill Gates além de tudo, roubou, e é o mais processado no mundo e o Windows está perdendo gradativamente espaço. Governos e empresas migram para linux por motivos técnicos em primeiro lugar e por custo em segundo, o que falta, infelizmente são profissionais capacitados, pois a maiori está no nível de vcs.



Postado por AdELsOUzA@200.204.xxx.x [e-mail] em 07/11/2006 15h38min:
Enfim, alguem que sabe do q está falando. Para aqueles que adoram estimular "flames" sobre assuntos que não conhecem, recomendo que leiam a matéria do link abaixo (copie e cole no seu navegador):

http://br-linux.org/linux/micr[...]ocessar-desenvolvedores-e-mais

Não vou entrar no mérito da questão pq não quero "incendiar" uma discussão sobre o assunto, mas é óbvio que, independente de qualquer objetivo escuso dos mantenedores de software proprietário que esteja por detrás desse ultimo movimento, certamente eles cederam à pressão decorrente do crescimento do SL, materializada em suas perdas monetárias.