Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

id Software libera código-fonte do Doom 3

2011-11-23 23h52min




A empresa texana de desenvolvimento de jogos, id Software, liberou o código-fonte do Doom 3, um jogo de tiro em primeira pessoa (first-person shooter - FPS) que foi originalmente lançado em agosto de 2004. O código do jogo está disponível sob a versão 3 da GNU General Public License (GPLv3), mas não inclui dados do jogo como texturas, sons e modelos poligonais - que continuam protegidos por copyright.
Para liberar o código do motor id Tech 4 (motor do Doom 3), o co-fundador da id Software, John Carmack, teve que mudar algumas linhas de código para calcular o volume de sombras via buffers de stencil. O método "depth fail" original do jogo - também conhecido como "Carmack's Reverse" - tinha sido patenteado por dois funcionários da Creative Labs em 2002.
Dentre outras coisas, o código-fonte recém lançado permite que o jogo seja portado para outras plataformas e que novos efeitos gráficos sejam adicionados por outros desenvolvedores. A id Software já havia liberado fontes de versões anteriores de Doom e Quake, todos tendo atraído sofrido consideráveis modificações depois de seu lançamento: o jogo FPS Alien Arena, por exemplo, é baseado no motor CRX que é derivado de código da id Software.

Baixe o repositório: https://github.com/TTimo/doom3.gpl
Detalhes: https://github.com/TTimo/doom3.gpl/blob/master/README.txt
Fonte: http://www.h-online.com/open/n[...]oom-3-source-code-1383572.html







Comentários dos leitores:


Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança