Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

Software de virtualização oVirt tem seu primeiro lançamento

2012-02-14 00h48min




O projeto oVirt liberou a primeira versão de seu software para implementação e gerenciamento de ambientes virtualizados. Entre os componentes deste primeiro lançamento desde que o projeto foi aberto está a oVirt Engine, a interface central da parte de gerenciamento do oVirt que roda num servidor de aplicações JBoss. Tem uma interface web "Admin Portal" para implementação, configuração e gerenciamento de hosts e guests, uma API REST para scripts personalizados e programas, e um "User Portal" para login em sistemas guest.
Outro dos componentes é o oVirt Node, que inclui o software necessário para a construção de um "mini spin" Linux que inclui partes do Fedora 16. Este spin permite a implementação rápida de um sistema host que virtualiza sistemas operacionais guest usando KVM (Kernel-based Virtual Machine) e pode ser gerenciado via oVirt Engine.
A oVirt Engine e o Node são por sua vez compostas de diversos outros componentes como o VDSM "oVirt Node Management Agent", que trata atividades no host e comunica-se com a oVirt Engine. Os desenvolvedores dizem que a instalação do VDSM e suas dependências permitirá que outras distribuições sejam gerenciadas via oVirt Engine.
Os componentes oVirt são parte de um software que forma a espinha dorsal do Red Hat Enterprise Virtualisation (RHEV) versão 3, que foi apresentado no meio de janeiro: a oVirt Engine pode ser encontrada no "RHEV-M", enquanto o oVirt Node é o correspondente do RHEV-H mini hypervisor. Desenvolvimento inicial do software foi originalmente feito pelos especialistas em KVM da Qumranet, que foi comprada pela Red Hat em 2008. Enquanto continua a desenvolver o software, a Red Hat portou código, que foi parcialmente escrito em C#, para Java e liberou sob licença aberta, primariamente usando licença Apache 2.0. Este código é desenvolvido em conjunto com Canonical, Cisco, IBM, Intel, NetApp, Red Hat, SUSE e vários outros contribuidores dentro do oVirt, um projeto fundado em 2008 pela Red Hat para desenvolver software de virtualização.
O projeto oVirt oferece um repositório Yum para integração dos componentes do oVirt ao Fedora 16; já o Fedora 17 deverá incluí-los por padrão. Uma imagem pré-construída do oVirt Node de apenas 143 MB também está disponível para download em http://ovirt.org/releases/stable/binary/. O projeto reuniu notas importantes sobre instalação do oVirt sob Debian e Ubuntu em uma wiki dedicada em http://www.ovirt.org/wiki/Ovirt_build_on_debian/ubuntu e proveu um link com instruções para Gentoo em http://wiki.gentoo.org/wiki/OVirt.
Um guia de instalação contém instruções bem como informações gerais sobre os componentes e uso do oVirt em http://www.ovirt.org/w/images/[...]0-Installation_Guide-en-US.pdf. Uma boa visão geral do oVirt está disponível nos slides de uma apresentação feita recentemente na SCALE 10x; informações extras e inúmeros screenshots da interface web podem ser encontrados nos slides da apresentação na FOSDEM. Mais slides sobre oVirt e seus componentes na wiki: http://ovirt.org/wiki/OVirt_Slide_Decks

Fonte: http://www.h-online.com/open/n[...]s-a-first-release-1432285.html







Comentários dos leitores:


Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança