Barra Brasil

NoticiasLinux.com.br

V GNUGRAF

2012-08-01 01h04min




Data: 17/08/2012 e 18/08/2012
Local: CEFET-RJ Campus Maracanã
Endereço: Av. Maracanã, 229 - Maracanã - Rio de Janeiro – RJ – 20271-110 Link do Google Maps

O Evento

Para quem ainda não conhece o GNUGRAF, ele é o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil. O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.

Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.

A estrutura do evento conta com 16 palestras e 12 minicursos ministrados em 2 dias tudo de graça para o público.

Missão:

Mostrar ao mercado que é possível produzir conteúdo multimídia de qualidade utilizando somente software livre em todo o processo.
Fazer com que cada vez mais pessoas possam ter acesso a este tipo de conhecimento sem que com isto precisem investir quantidades exorbitantes em softwares ou caírem na ilegalidade.
Estreitar laços entre profissionais da área, público e empresas para que o desenvolvimento desses softwares cresça exponencialmente.

Edições:

2008 - O primeiro GNUGRAF aconteceu no dia 30/08/2008 na Universidade Estácio de Sá no campus da Presidente Vargas. Foram 8 palestras de 1 hora cada abordando 4 vertentes da computação gráfica, animação, edição de vídeo, edição de áudio e produção gráfica. Contamos com a presença de ilustres profissionais do mercado que demonstraram os principais softwares livres desta área. Uma delas foi Marcos Magalhães um dos diretores do Animamundi que demonstrou o MUAN http://www.muan.org.br/



2009 - O segundo GNUGRAF aconteceu na UNIRIO e teve como novidade a introdução das oficinas, onde o público tem a oportunidade de experimentar os softwares com um oficineiro durante 4 horas. As máquinas da oficina foram cedidas pelo SERPRO. No total foram 16 palestras e 12 minicursos, todos lotados. O publico presente nesta edição chegou a mais de 350 membros, incluindo designers, animadores, videomakers e estudantes, contamos também com 2 caravanas uma vinda de Campos e a outra vinda de Volta Redonda.



2010 - O terceiro GNUGRAF aconteceu na Estação Leopoldina e teve como novidade a inclusão do tema Motor de Jogos onde contamos com a presença de Vitor Balbio mostrando os recursos do Blender Game Engine e do Bruno Madeira falando do Panda 3D. Outra palestra inédita foi a do Pablo Assis falando do uso do Blender na arquitetura.



2011 - O quarto GNUGRAF aconteceu mais uma vez na UNIRIO, graças a uma gentil intimação do decano Amansio que queria que o primeiro evento do auditório novo da universidade fosse um evento de software livre e que principalmente fosse o GNUGRAF, e se a coordenação do evento recusasse ele ia tomar como pessoal. Diante disto, seria impossível fazermos em outro lugar. A novidade deste ano foi abrir uma trilha para os Desenvolvedores onde tivemos a presença de Viviane Nonato demonstrando a biblioteca Raphaël que integra com padrão de arquivo svg, e também conseguimos trazer mais uma vez para o circuito de palestras um grande amigo do evento o Henrique Barone que falou do seu projeto de extensão do Synfig o Spider.




Frutos já colhidos do evento:

Com muito orgulho que divulgamos 2 projetos que já nasceram no evento.

VRLivre Sstudio - Suite gráfica destinada a educadores para criação de projetos multimídia. http://iaesmevr.org/moodle/mod/resource/view.php?id=1281

O Mundo de Ur - RPG online todo criado em software livre. http://www.ramos3d.com.br/



Vídeo de abertura da última edição - http://vimeo.com/29023686
Vídeos das palestra da última edição - http://www.youtube.com/playlist?list=PLFB53F68C32D9B693

Link da grade: http://gnugraf.org/index.php?o[...]rticle&id=48&Itemid=66
Postada por: cadunico, contato_at_gnugraf.org







Comentários dos leitores:


Postar seu comentário no site:
Nome:

E-mail:

Site:

Comentários (Não use tags HTML):

Caracteres digitados: 0
Limite de caracteres: 3000.
Manter meu nome e e-mail para futuros comentários.

Digite os números da imagem:
Verificação de Segurança